fbpx

Calcário: Distribuição e incorporação

C

Este texto é uma abordagem básica se você quer ter uma visão holística para conseguir aproveitar ao máximo todo o seu esforço e investimento associado com o calcário.

Nesse processo, com certeza, todo cuidado é importante.
De: Ronaldo Setti

Caro leitor,

… Além das ações profissionais avançadas também acredito na abordagem básica. Geralmente também é uma boa opção para começar a entender melhor os acontecimentos. É conveniente entender os investimentos e os resultados alcançados na agricultura e na pecuária em sua totalidade… Se você quer primeiro entender um pouco mais do básico sobre calagem, para depois mergulhar fundo no processo que envolve a distribuição e a incorporação do calcário, sugiro fortemente que você continue lendo este artigo. Caso contrário… Não desperdice tempo com isso!

Busque aproveitar ao máximo todo o seu esforço e investimento com a distribuição horizontal e incorporação vertical do calcário.

Certo…! Mas o que exatamente devo buscar depois de estar com a interpretação dos resultados da análise do solo…?

O que deve se buscar é uma boa distribuição e incorporação do corretivo nos dois sentidos, vertical e horizontal.

Nesse processo, com certeza, todo cuidado é importante.

Além da profundidade desejada é preciso que a distribuição e a incorporação do calcário formem uma mistura homogênea com a camada do solo a ser cultivado e explorado pelas raízes das plantas.

Ou seja, é conveniente observar a umidade do ar e o teor de água no solo. Essa observação é importante principalmente durante a operação de distribuição do corretivo com máquinas agrícolas. Isso porque, é comum o corretivo aderir ao solo grudado nos pneus das máquinas.

Outra curiosidade é que a umidade dissolve pouco o calcário. Por isso, o efeito da reação neutralizante nas camadas do perfil do solo é propagado a curtas distâncias laterais e verticais.

Sendo assim, a distribuição e a incorporação do calcário, quando realizadas de maneira errada, dificultam o alcance dos resultados esperados.

Deve-se também lembrar que condições ambientais desfavoráveis dificultam o trabalho de distribuição e incorporação do corretivo. Razão pela qual, dias ou horários com predominância de ventos fortes devem ser evitados.


DISTRIBUIÇÃO HORIZONTAL e INCORPORAÇÃO VERTICAL do CALCÁRIO…

Evite depositar o calcário, principalmente calcário a granel, sobre o solo agrícola a ser cultivado.

Isso provoca manchas de solo com pH elevado e prejudica o desenvolvimento das plantas nessas manchas. Além disso, também prejudica o resultado das análises laboratoriais das próximas amostragens desse solo agrícola.

Num período entre 03 e 12 meses após a correta distribuição e incorporação do corretivo, o pH do solo alcança o seu valor máximo.

Cerca de 05 anos depois o pH tende a diminuir devido ao processo de “reacidificação natural” que ocorre nos solos agrícolas cultivados.

Após uma calagem correta e uniforme é conveniente monitorar o processo. Novas amostragens, dentro do período de 02 anos, devem levar em consideração alguns aspectos. Um aspecto importante é considerar a possibilidade de que parte do corretivo adicionado ao solo ainda esteja reagindo.

Cabe destacar que há casos em que produtores que buscam a alta performance realizam a amostragem, a análise laboratorial e a interpretação técnica dos resultados da análise de solo agrícola, anualmente.


(PRNT), (PN), (RE)…

É importante conhecer o Poder Relativo de Neutralização Total (PRNT), o Poder de Neutralização (PN) e a Reatividade (RE) do calcário.

Normalmente os calcários com maior reatividade (RE) apresentam menor efeito residual.

Ou seja, o resultado com a escolha do tipo de calcário é proporcional:

  • Calcário de reação rápida, menor duração do efeito da calagem.
  • Calcário de reação lenta, maior duração do efeito da calagem.

Em síntese, por um lado é possível considerar que a eficiência do calcário está associada a sua qualidade.

Por outro lado, é possível considerar que essa qualidade, do calcário, é relacionada à granulometria do calcário.

Em outras palavras, é possível considerar que a qualidade do calcário é definida por meio do processo de peneiramento do material, utilizando-se peneiras estabelecidas por Norma ABNT.

Por sua vez, a granulometria é associada à reatividade (RE) do calcário, normalmente considerando-se um período de tempo de 12 a 36 meses.


Manutenção, supercalagem e adubação excessiva…

Nesse contexto, que envolve a qualidade e a distribuição adequada de corretivos e fertilizantes é preciso voltar à atenção para os termos “manutenção”, que indica considerar as doses anteriormente aplicadas, e “supercalagem” e adubação excessiva, que indicam o uso de doses de corretivos e fertilizantes além do necessário, a ponto de provocar o desequilíbrio químico na solução do solo e nutricional nas plantas cultivadas nesse solo.

Ou seja, a abordagem desse tema que envolve a distribuição de corretivos e fertilizantes é ampla e muito importante.


SUGESTÃO básica:

Uma boa alternativa para traçar procedimentos certos é começar pelo processo que envolve a amostragem, a análise laboratorial e a interpretação técnica dos resultados da análise de solo agrícola.

Até mais…

Fique bem… Siga em Paz…!!!

Sobre o autor

Ronaldo Setti

Defendo que a sabedoria está em você aprimorar a forma de PENSAR sobre o seu contexto para você conseguir AGIR nele de forma ÁGIL e EFICAZ... Defendo que o resultado desse seu Trabalho do Conhecimento Contextualizado, naturalmente, será a GESTÃO e a CONDUÇÃO CONTEXTUALIZADA da sua atividade Pessoal e Profissional... E que, consequentemente, o resultado dessa sua QUALIFICAÇÃO DA CONSCIÊNCIA será a geração de algum tipo de MELHORIA, SATISFAÇÃO e LUCRO... na sua vida, nos seus negócios e na sua família... Ou seja, VOCÊ é o seu mentor.

Sua opinião

Ronaldo Setti

Defendo que a sabedoria está em você aprimorar a forma de PENSAR sobre o seu contexto para você conseguir AGIR nele de forma ÁGIL e EFICAZ... Defendo que o resultado desse seu Trabalho do Conhecimento Contextualizado, naturalmente, será a GESTÃO e a CONDUÇÃO CONTEXTUALIZADA da sua atividade Pessoal e Profissional... E que, consequentemente, o resultado dessa sua QUALIFICAÇÃO DA CONSCIÊNCIA será a...

Ideia recente