fbpx

A consequência da decisão

A

Continue lendo este artigo se você quer entender porque interpretar o contexto talvez também possa definir a consequência da sua decisão no Negócio de Fazenda e de Consultoria Envolvendo Agricultura, Pecuária e Áreas Afins.

escolha de decisão na agricultura e na pecuária.

SE É POSSÍVEL FAZER ESCOLHAS, COMO VAMOS PROCEDER?

De: Ronaldo Setti 
Voluntário “Ad hoc” plataforma eunoagro.

Caro leitor,

O James é um produtor rural caprichoso… É daqueles que gosta de ele mesmo fazer as coisas… E, por isso, está sempre buscando conhecimentos para atuar como seu próprio consultor agropecuário.

Ele achava que estava vivendo uma fase muito boa… Mas…

Depois que respondi ao que ele me perguntou sobre o modelo de condução da agricultura e da pecuária de forma contextualizada com base no “EU SOU ASSIM”, ele me disse: “Setti, esse negócio de agropecuária contextualizada é muito forte e você tem razão: interpretar o contexto pode definir a consequência da decisão”.

Interpretar o contexto e se conhecer melhor pode definir a consequência da decisão.

O negócio de Fazenda e de Consultoria exige uma Gestão Ágil e Eficaz.

Achei interessante o que o James me falou. Isso porque, do ponto de vista de alguns produtores que atuam como consultores em seus próprios negócios, a condução da atividade de agricultura e pecuária pode parecer bastante simples.


Pensar que A decisão na agricultura e na pecuária é simples não é uma exclusividade…

Já houve um tempo em que também eu pensava que só a força de vontade e o trabalho duro seriam suficientes para fazer as coisas acontecerem.

Mas na vida real não é bem assim…

Depois que a gente acende o pavio é “Sebo nas botas e, pernas, pra que vos quero?”.

É preciso muito fôlego para correr ladeira acima e não ser atingido negativamente pela explosão na hora de fechar as contas.

Quantos já não tentaram subir essa ladeira da safra que leva ao paraíso do talhão uniforme e aos campos do rebanho perfeito e ladeira abaixo rolaram sem nem chegar a ver o que realmente havia na parte de cima da ladeira?

E não é só sobre plantar ou criar…

É sobre a nossa vida: Família, casamento, profissão, saúde…

Ocorre que…

Diretamente, interpretar o contexto e buscar se conhecer melhor parece não fazer parte do processo prático de produção vegetal e criação animal.

Mas acredite: Interpretar o contexto nos ajuda a entender o nosso perfil comportamental.

Entender o nosso perfil comportamental é muito importante porque o modo como reagimos diante das situações impacta diretamente o resultado final da produção agrícola e da criação pecuária.

Experimente fazer diferente: “Dê uma olhada em outra direção”

É exatamente como o James entendeu a nossa conversa sobre decisão na agricultura e na pecuária contextualizada:

“… interpretar o contexto pode definir a consequência da decisão”.

Entender isso é importante porque nem sempre conseguimos seguir à risca todas as instruções teóricas.

Na prática, o que conta é o nosso contexto atual, associado à nossa realidade pessoal e profissional, pois somos movidos pelo nosso perfil comportamental.

Lembra?


É sobre como reagimos às situações…

Na realidade, a essência da agropecuária contextualizada vai muito além das receitas agronômicas e zootécnicas.

Na prática, interpretar o contexto é mais sobre VOCÊ do que sobre técnicas agrícolas e pecuárias.

Então…

Se é possível fazer escolhas, como vamos proceder?

Qual é o nosso perfil comportamental?

Vamos escolher com base na interpretação do nosso contexto ou vamos simplesmente escutar o que os outros estão dizendo ou copiar o que o vizinho está fazendo?

O resultado do vizinho é pelo que ele tem ou é pela forma diferente e contextualizada que ele pensa, reage e conduz a sua vida pessoal e profissional?

Sendo assim…

De uma forma ou de outra…

Interpretar o contexto antes de qualquer outra ação é a decisão certa para conduzir a atividade agropecuária de forma contextualizada.

Acredite…

Interpretar o contexto ajuda a organizar tudo para conduzir a agricultura e a pecuária de forma (+) mais previsível.


Decisão na agricultura e na pecuária …

Na nossa curta conversa, assim como eu, o James também percebeu uma atitude muito importante.  Percebeu que uma simples mudança na forma de pensar e agir pode fazer com que um negócio comum, sem projeção, se transforme em uma atividade agropecuária viável.

Concordamos que, tecnicamente esse entendimento é possível porque uma atividade agropecuária contextualizada, progressivamente, pode ser explicada em detalhes.

Até mais…

Ronaldo setti

Fique bem… Troque o passo certo!

Fazenda ou consultoria

SUGESTÃO DE LEITURA PARA QUEM QUER ESTRUTURAR MELHOR A OFERTA DA SUA CONSULTORIA

eBook

QUERO VER A OFERTA!

checkout

Sobre o autor

Ronaldo Setti

Defendo que a sabedoria está em você aprimorar a forma de PENSAR sobre o seu contexto para você conseguir AGIR nele de forma ÁGIL e EFICAZ... Defendo que o resultado desse seu Trabalho do Conhecimento Contextualizado, naturalmente, será a GESTÃO e a CONDUÇÃO CONTEXTUALIZADA da sua atividade Pessoal e Profissional... E que, consequentemente, o resultado dessa sua QUALIFICAÇÃO DA CONSCIÊNCIA será a geração de algum tipo de MELHORIA, SATISFAÇÃO e LUCRO... na sua vida, nos seus negócios e na sua família... Ou seja, VOCÊ é o seu mentor.

Sua opinião

Ronaldo Setti

Defendo que a sabedoria está em você aprimorar a forma de PENSAR sobre o seu contexto para você conseguir AGIR nele de forma ÁGIL e EFICAZ... Defendo que o resultado desse seu Trabalho do Conhecimento Contextualizado, naturalmente, será a GESTÃO e a CONDUÇÃO CONTEXTUALIZADA da sua atividade Pessoal e Profissional... E que, consequentemente, o resultado dessa sua QUALIFICAÇÃO DA CONSCIÊNCIA será a...

Ideia recente