fbpx

Dê uma olhada em outra direção

D

A mudança de mentalidade capaz de produzir efeito requer conhecimento e experiência. Mas se você decidir você pode começar a experimentar a mudança de mentalidade agora.

Crie ação diferente para que ocorra a transformação positiva.
De: Ronaldo Setti

Caro leitor,

A mudança de mentalidade para conseguir dar uma olhada em outra direção durante a condução da atividade de agricultura e pecuária pode melhorar muito o entendimento sobre a nossa atuação no papel de produtor rural ou consultor agropecuário, homem ou mulher.

Na prática, dar uma olhada em outra direção significa interpretar continuamente o contexto agropecuário no qual estamos inseridos.

Olhar em outra direção por meio da mudança de mentalidade pode ajudar a desenvolvermos a liderança e a tomada de decisão…

Pode ainda ajudar a desenvolvermos a nossa capacidade para orientar os outros com base no pensamento analítico e sistêmico.

Na agricultura e pecuária comum é assim: ou superamos o que está em nosso caminho ou mudamos de percurso.

O fato é que não basta simplesmente mudar de percurso, a semente, a decisão, a pastagem, o trabalhador, o método, a genética, as máquinas, o endereço da fazenda ou outra “coisa” qualquer…

Algumas vezes mudamos radicalmente as coisas materiais externas no sistema de produção e isso pouco resolve, porque logo tudo volta a ser incerto como era antes da suposta mudança.


Na agropecuária contextualizada o entendimento é um pouco diferente:

Buscamos primeiro o direcionamento baseado na mudança de mentalidade para ajustar o nosso perfil comportamental…

Buscamos a mudança de mentalidade visando adquirir consciência para reagirmos de modo diferente e de forma inteligente aos acontecimentos e mudanças externas que, inevitavelmente, acontecem a todo tempo na agricultura e pecuária.

Mudanças no clima, no mercado, na saúde, na motivação, na economia, na família, na política, nas Leis, nos preços… Tudo pode acontecer e mudar!


Tem gente que muda todo o sistema de produção ou criação e não fica satisfeito…

Simplesmente mudar de um boi para três bois por hectare talvez não melhore nada, porque a “mudança externa” por si só não significa muita coisa.

A verdadeira “mudança” acontece e se torna viável quando permite a conexão interna com a nossa essência pessoal:

  • Você percebe…
  • Você interpreta o contexto…
  • Você muda a mentalidade…
  • Você muda a forma de agir…
  • Você coloca ação diferente para que ocorra a transformação positiva…

E, a partir de então, não mais existe o produtor ou consultor, homem ou mulher, de antes… Agora existe alguém mais consciente, transformado e evoluído pessoalmente e profissionalmente.

Se você se identifica com esse modelo de pensamento, talvez, depois, seja interessante você ler este outro texto evidenciando que: Geralmente é uma questão de escolha


Realidade transformada com a mudança de mentalidade…

Quando a mudança ocorre de dentro para fora em nível de consciência, toda a realidade agropecuária ao nosso redor se transforma.

No sistema de produção agropecuária não são exatamente as “coisas” que mudam… O que muda é a nossa consciência e o nosso entendimento sobre determinada “coisa”.

É a nossa consciência e o nosso entendimento que muda a forma como as “coisas” são percebidas do jeito que são.

Concordo que este é um entendimento diferente…!

Por isso a importância de interpretarmos continuamente o nosso contexto pessoal e profissional.

É a interpretação contínua do contexto agropecuário no qual estamos inseridos que permite o nosso crescimento pessoal e profissional dentro da agricultura e pecuária contextualizada.

Quantos já investiram pesado em animais e instalações para confinamento e, de repente, o preço da arroba despenca e os custos com insumos e dieta quase dobram?

O que fazer?

Por que fazer?

Interprete o contexto para evitar apenas decidir “O QUE FAZER”, mas também para estabelecer a lógica do “POR QUE FAZER”.

Quando conduzimos a agricultura e pecuária de forma contextualizada, com base na interpretação do “EU SOU ASSIM” e do “EU FAÇO ASSIM”, aumentamos as chances de elaborarmos respostas melhores para as perguntas que desafiam as nossas possíveis limitações relacionadas às supostas ou reais necessidades de mudanças externas que surgem, a todo momento, no cotidiano agrícola e pecuário.


A safra foi ruim… Vou mudar a semente!

Se você não tem consciência sobre a real necessidade de solicitar a interpretação dos resultados da análise de solo, para poder corrigir a fertilidade do solo agrícola antes de semear qualquer semente, seja lavoura ou pastagem, pouco vai resolver você mudar da semente atual para outra semente mais cara e de alto valor genético.

Mas, afinal de contas, na condução da agricultura e da pecuária é possível se preparar para mudanças de mentalidade?

Acredito que sim…! E, a primeira mudança depende de você realmente querer mudar.

Mantenha a mente aberta e comece a entender como se posicionar melhor diante das necessidades de mudanças.

Um percentual bem significativo dos efeitos de uma mudança não são necessariamente resultados da mudança em si…

Geralmente são reflexos da nossa consciência, do nosso entendimento e da nossa maneira de ver as “coisas”.

Acredite…! A mudança de mentalidade nos liberta…!

Nos liberta ao ponto de nos dar poder para transformar completamente o nosso contexto pessoal e profissional.

Até mais…

Fique bem… Siga em Paz…!!!

Sobre o autor

Ronaldo Setti

Defendo que a sabedoria está em você aprimorar a forma de PENSAR sobre o seu contexto para você conseguir AGIR nele de forma ÁGIL e EFICAZ... Defendo que o resultado desse seu Trabalho do Conhecimento Contextualizado, naturalmente, será a GESTÃO e a CONDUÇÃO CONTEXTUALIZADA da sua atividade Pessoal e Profissional... E que, consequentemente, o resultado dessa sua QUALIFICAÇÃO DA CONSCIÊNCIA será a geração de algum tipo de MELHORIA, SATISFAÇÃO e LUCRO... na sua vida, nos seus negócios e na sua família... Ou seja, VOCÊ é o seu mentor.

Sua opinião

Ronaldo Setti

Defendo que a sabedoria está em você aprimorar a forma de PENSAR sobre o seu contexto para você conseguir AGIR nele de forma ÁGIL e EFICAZ... Defendo que o resultado desse seu Trabalho do Conhecimento Contextualizado, naturalmente, será a GESTÃO e a CONDUÇÃO CONTEXTUALIZADA da sua atividade Pessoal e Profissional... E que, consequentemente, o resultado dessa sua QUALIFICAÇÃO DA CONSCIÊNCIA será a...

Ideia recente