fbpx

Evolução do setor agropecuário

E

Tempos atrás mencionei que escreveria um resumo sobre as 04 grandes ondas de evolução do setor agropecuário… Não esqueci… Aqui está o tal resumo que mencionei ao escrever este outro artigo, aqui.

Bom… O mundo gira, e sempre tem uma próxima onda.
De: Ronaldo Setti

Caro leitor,

Hoje, por acaso, você consegue identificar qual é a maturidade gerencial do seu negócio agropecuário?

Se você entender a evolução da sua atividade você pode traçar melhor o seu desenvolvimento pessoal e profissional futuro.


Evolução e maturidade gerencial do negócio rural…

Na função de produtor rural ou consultor agropecuário, homem ou mulher, talvez você ache que essa coisa de “ondas de evolução do setor agropecuário” não tenha muita importância para você…

Mas acredite…!

As 04 ondas de evolução do setor agropecuário podem ajudar você a perceber melhor como está a Maturidade Gerencial da sua atividade de agricultura ou pecuária.

Por isso, não custa nada dar uma boa olhada nesse resumo sobre a coisa toda.


Evolução do setor agropecuário…


Primeira onda:

Em resumo já existiram pelo menos quatro grandes ondas no setor agropecuário brasileiro.

Possivelmente foi a partir do final da década de 1970 que modestamente começou a surgir o uso de atualizadas tecnologias no campo…

Produtor… Você passou por isso? Você se atualizou ou está buscando se atualizar hoje?

Consultor… Você percebeu as atualizações que o seu cliente fez, ou percebe as atualizações que o seu cliente está buscando hoje?

É possível que para alguns isso pareça bobagem, mas perceber isso é muito importante porque foi essa mudança tecnológica associada à percepção dos produtores e consultores rurais em aceitar essa necessidade de mudança que possivelmente originou a PRIMEIRA grande onda dos negócios no campo.

É claro que também são importantes, mas aqui não vamos debater as questões filosóficas associadas a tudo que envolve o progresso e o desenvolvimento tecnológico.

É só um resumo… Então, vamos em frente…


Segunda onda:

Na década seguinte…

Lá por volta do final dos anos 1985…

Os produtores rurais perceberam que também precisavam aprender a lidar com o mercado e com o processo de vendas…

E foi essa necessidade e atitude de aprimoramento do conhecimento do processo de comercialização, envolvendo compra de insumos e venda de produtos (principalmente produtos commodities) que possivelmente representou a SEGUNDA grande onda dos negócios no campo.

Produtor… Você confia no seu processo de vendas? Você atualiza ou está buscando atualizar o seu processo de vendas hoje?

Consultor… Você conversa com o seu cliente sobre a importância do conhecimento e do aprimoramento do processo de vendas hoje?

Bom… o mundo gira e, sendo assim, veio a terceira onda.


Terceira onda

A TERCEIRA onda envolvendo os negócios rurais surgiu por volta do final dos anos 1995.

Nessa terceira onda o produtor rural começou a perceber a necessidade de organizar, de aprender e de modernizar os processos de gestão dos negócios agropecuários.

Produtor… Você mantém organizado e modernizado os seus processos de gestão ou, pelo menos, está buscando fazer isso hoje?

Consultor… Você transmite ao seu cliente a mensagem sobre a importância de manter organizado, ajustado e modernizado os processos de gestão dos negócios agropecuários, ou pelo menos vai se comprometer a começar a falar com ele sobre isso a partir de hoje?

Cada caso é um caso, por isso, vamos seguindo em frente.


Quarta onda:

Lá por volta de 2010… 2011… surgiu aquela que foi denominada a QUARTA e agitada onda para o agropecuarista surfar.

Antes de encerrar esse resumo sugiro que você preste bastante atenção nestes 02 detalhes importantes:

  • A quarta onda passou a exigir profissionalismo.
  • A quarta onda passou a exigir o uso de pranchas de surf  (decisões e estratégias) mais bem estruturadas.

Ou melhor, exigiu decisões e estratégias ainda mais seguras para conviver com as turbulentas e agitadas regras de governo do nosso país.

E, daí em diante, mais ou menos desde o final de 2013, o mar continua bem agitado…

E, quem sabe, talvez você aproveite esse SINAL de ALERTA:

  • Gestão de pessoas possivelmente vai fazer parte da QUINTA grande onda de evolução ou de mudança estratégica para os negócios rurais envolvendo agricultura e pecuária.

Produtor… Será que você tem dado a devida atenção para as questões que envolvem gestão de pessoas?

Em síntese, uma boa sugestão é que você produtor atente para esta dobradinha: Gestão de Pessoas/Sucessão Familiar.

Consultor… Você consegue perceber que o seu futuro profissional também pode depender de o seu cliente conduzir direito à gestão de pessoas e a sucessão familiar do negócio dele?

Em outras palavras, uma boa sugestão é que você consultor não fique simplesmente ligado as questões agronômicas e zootécnicas, fique também de olho bem aberto para a mesma dobradinha: Gestão de Pessoas/Sucessão Familiar.

Bom…

Acredito que talvez um resumo seja mais ou menos isso…

Para você entender melhor por que escrevi este resumo, sugiro que você leia por inteiro todo este outro texto que publiquei, aqui.

Até mais…

Fique bem… Siga em Paz…!!!

Sobre o autor

Ronaldo Setti

Defendo que a sabedoria está em você aprimorar a forma de PENSAR sobre o seu contexto para você conseguir AGIR nele de forma ÁGIL e EFICAZ... Defendo que o resultado desse seu Trabalho do Conhecimento Contextualizado, naturalmente, será a GESTÃO e a CONDUÇÃO CONTEXTUALIZADA da sua atividade Pessoal e Profissional... E que, consequentemente, o resultado dessa sua QUALIFICAÇÃO DA CONSCIÊNCIA será a geração de algum tipo de MELHORIA, SATISFAÇÃO e LUCRO... na sua vida, nos seus negócios e na sua família... Ou seja, VOCÊ é o seu mentor.

Sua opinião

Ronaldo Setti

Defendo que a sabedoria está em você aprimorar a forma de PENSAR sobre o seu contexto para você conseguir AGIR nele de forma ÁGIL e EFICAZ... Defendo que o resultado desse seu Trabalho do Conhecimento Contextualizado, naturalmente, será a GESTÃO e a CONDUÇÃO CONTEXTUALIZADA da sua atividade Pessoal e Profissional... E que, consequentemente, o resultado dessa sua QUALIFICAÇÃO DA CONSCIÊNCIA será a...

Ideia recente