fbpx

Agricultura e Pecuária Contextualizada

A

Se Você Concorda Que a Gestão da Agricultura e da Pecuária é Um Elemento-Chave Que Merece Ser Bem Trabalhado, Aqui Está a Base Envolvendo o Contexto Pessoal e Profissional.

Vamos evitar comparar as questões ideológicas.

De: Ronaldo Setti 
Voluntário “Ad hoc” plataforma eunoagro.

Caro leitor,

Por um lado, a gestão é um elemento-chave em todas as etapas de condução da atividade agropecuária.

Por outro lado, a gestão da condução da agricultura e da pecuária pode ser um desafio muito estimulante.

Se você também concorda que é conveniente estar preparado para alguma possível necessidade de mudança ou de tomada de decisão…. Perfeito: estamos com o pensamento alinhado!

Sendo assim…

Se você continuar lendo este texto, talvez você também consiga desvendar detalhes básicos para entender que a decisão certa vai aparecer de forma mais evidente quando aprendemos a interpretar corretamente o contexto pessoal e profissional no qual estamos inserido.

Veja só…

Vamos passar rapidamente por 04 tópicos e também vamos analisar 01 questionamento.

Então vamos lá…!

No contexto da gestão da agricultura e da pecuária nos deparamos com muitas frases e perguntas intrigantes… Por isso, sugiro que você reflita sobre o seguinte questionamento…:

O que já aconteceu é importante para você?

Agora pense sobre essa possível resposta e ponto de vista a seguir:

“… O que já aconteceu é muito importante quando afetar diretamente o que ainda vai acontecer”.

Pois é…

Esta é uma possível resposta para uma pergunta típica no contexto da gestão da AGRICULTURA e da PECUÁRIA CONTEXTUALIZADA e todo produtor rural ou consultor agropecuário merece conhecê-la e interpretá-la conforme suas crenças e razões íntimas.

Concordo que é possível questionar e até não aceitar a verdade nessa frase em função dos diferentes pontos de vista, porque o entendimento vai depender de cada contexto.

No entanto…

A frase acima serve para alertar aqueles que se preocupam exageradamente com O QUE ACONTECEU no contexto da fazenda do vizinho, a ponto de não se preocuparem com O QUE PODE ACONTECER no contexto futuro da sua própria fazenda ou atividade agropecuária.

Isso é muito relevante porque, na prática, existe um grande choque de opiniões quanto aos modelos de gestão e aos estilos de condução da atividade agropecuária.

Depois, quando tiver um tempinho, clica aqui e leia também sobre indicadores-chave de desempenho.


vamos evitar comparar as questões ideológicas

Acredito que o modelo de gestão pessoal e profissional contextualizado é uma boa opção, porque, nesse modelo de gestão, você prioriza a mudança de mentalidade pessoal e profissional.

Na gestão contextualizada, que inclui o trabalho do autoconhecimento, você passa a se conhecer melhor e passa a perceber como você reage diante das situações.

A grande vantagem de conduzir a agricultura e a pecuária de forma contextualizada é que, quando você muda a forma de pensar e agir, você transforma positivamente a realidade ao seu redor.

Eu sei que para alguns produtores e consultores mais tradicionais isso pode parecer “frescura”, mas acredite, não é…!


Na Gestão da agricultura e da pecuária Cada caso é um caso

Neste contexto tradicional da agricultura e da pecuária o que é certo para alguns pode não ser certo para outros…

O que funciona para alguns, pode não funcionar para outros…

Por isso, cada caso é um caso!

A questão é:

  • Você vai fazer do seu jeito ou vai copiar o que o vizinho está fazendo?
  • Você vai seguir as recomendações técnicas ou vai decidir com base nos preços?
  • Você vai fazer do jeito certo ou vai fazer do jeito mais simples?
  • Você vai investir em soja, milho, boi, floresta?
  • Você vai comprar um trator, uma moto, uma égua, uma mula ou uma camionete?

Acredite…

Seja no papel de produtor rural, agroempresário, extensionista, pesquisador, professor, estudante, ou de qualquer dos demais profissionais envolvidos na cadeia produtiva, ou no papel de consultor agropecuário, a decisão certa vai aparecer de forma mais evidente quando você interpretar corretamente o contexto pessoal e profissional no qual está inserido.

Isso acontece porque ao interpretar o contexto você acende uma luminária, ou melhor, você acende um refletor de led, muito potente…

Você sai do escuro e passa a enxergar alternativas para o que parecia não ter solução.

Mas há um detalhe importante:

Esteja preparado para proteger bem os olhos da luminosidade, porque, em alguns casos, a intensidade de luz pode ser excessiva…

Entenda que na agricultura e na pecuária o ciclo é completo e está em constante movimento e, por vezes, é bastante acelerado… Estamos na era da assessoria agrícola e pecuária online.

A propósito…

Talvez mais tarde seja interessante para você dar uma olhada neste outro artigo que fala sobre a informação recebida, coletada e analisada.


É conveniente Querer, mas também é necessário agir

Uma pequena mudança pode transformar, para melhor, em 100% a realidade à nossa volta, mas precisamos querer e agir para conseguir isso.

Por isso, sugiro o seguinte…:

  • Enxergue seu objetivo…
  • Imagine os possíveis obstáculos…
  • Tente prever o desfecho de tudo…
  • Faça da melhor maneira possível…
  • Tenha integridade ética e moral em tudo que realizar…
  • Reflita sobre o que aconteceu e, se julgar conveniente, comece tudo de novo: Reinterprete o seu contexto e mude o que for conveniente no contexto pessoal e profissional.

Acima de tudo isso…

Queira conduzir a agricultura e a pecuária de forma contextualizada, porque é muito raro alguém conseguir alta produtividade e alta lucratividade em todas as safras de maneira fácil, barata, consecutiva, gratificante e sem fazer algum esforço.

Nós sabemos que a alta produtividade, no sentido de produzir bastante, pode até alterar o faturamento, mas não necessariamente vai aumentar o lucro ou fazer de nós uma pessoa melhor.

Quando não interpretamos corretamente o nosso contexto pessoal e profissional corremos o risco de nos acostumarmos com tudo que está acontecendo e se repetindo em nossa volta.

E o pior disso é o seguinte:

Algumas vezes, nos acostumamos com os fatos sem ao menos entendermos direito o que realmente está acontecendo e sem ao menos identificarmos o padrão que estamos repetindo ao longo das safras e da nossa vida pessoal e profissional.

Por vezes nos falta consciência, no sentido de entendimento real da situação.

E…

MUITAS VEZES VAMOS SIMPLESMENTE SEGUINDO EM FRENTE…

Sem interpretarmos o nosso contexto, sem buscarmos o autoconhecimento, vamos simplesmente seguindo em frente do jeito que dá e do jeito que acontece. É o velho posicionamento do “Eu sou assim…! Eu faço assim…! É a consequência da decisão.

Será que realmente conhecemos o nosso contexto?

Será que temos buscado conhecer uma possível melhor versão para o nosso contexto pessoal e profissional?

E o que já aconteceu em termos de:

  • Resultado.
  • Medo.
  • Supersafra.
  • Raiva.
  • Erro.
  • Alta ou baixa no dólar.
  • Gestão da agricultura e da pecuária.
  • Desentendimento.
  • Mágoa.
  • Valorização ou desvalorização da arroba.
  • Formação técnica.
  • Troca de semente.
  • Frustração.
  • Investimento em genética.
  • Treinamentos.
  • Bom negócio.
  • Mau negócio.
  • Ego inflado…

Nessa linha de raciocínio…

O que de tudo isso é verdadeiramente útil para fortalecer positivamente o que ainda pode acontecer de bom para nós nesse contexto da gestão da agricultura e da pecuária?

“… O que nos trouxe até aqui talvez não seja suficiente para nos levar para o próximo nível…”.

Será que realmente vale a pena ficar preso em algo que aconteceu no passado?

Nesses últimos dias tenho refletido bastante sobre isso… Tenho analisado se o que já aconteceu é realmente importante para mim.

E para você…?


O que já aconteceu é realmente importante para você?

Seja um “TRABALHADOR DO CONHECIMENTO sobre AGRICULTURA e PECUÁRIA CONTEXTUALIZADA” e faça de seu passado um futuro sempre melhor.

Até mais…

Fique bem… Siga em Paz…!!!

Sobre o autor

Ronaldo Setti

Defendo que a sabedoria está em você aprimorar a forma de PENSAR sobre o seu contexto para você conseguir AGIR nele de forma ÁGIL e EFICAZ... Defendo que o resultado desse seu Trabalho do Conhecimento Contextualizado, naturalmente, será a GESTÃO e a CONDUÇÃO CONTEXTUALIZADA da sua atividade Pessoal e Profissional... E que, consequentemente, o resultado dessa sua QUALIFICAÇÃO DA CONSCIÊNCIA será a geração de algum tipo de MELHORIA, SATISFAÇÃO e LUCRO... na sua vida, nos seus negócios e na sua família... Ou seja, VOCÊ é o seu mentor.

Sua opinião

Ronaldo Setti

Defendo que a sabedoria está em você aprimorar a forma de PENSAR sobre o seu contexto para você conseguir AGIR nele de forma ÁGIL e EFICAZ... Defendo que o resultado desse seu Trabalho do Conhecimento Contextualizado, naturalmente, será a GESTÃO e a CONDUÇÃO CONTEXTUALIZADA da sua atividade Pessoal e Profissional... E que, consequentemente, o resultado dessa sua QUALIFICAÇÃO DA CONSCIÊNCIA será a...

Ideia recente