fbpx

Não é para quem está despreparado!

N

Se você concorda que produtor rural e consultor agropecuário podem ter muito em comum, talvez seja curioso dar uma olhada nesta conversa envolvendo avaliação de negócios.

A grande questão é: O que fazer…? Por que fazer…?
De: Ronaldo Setti

Caro leitor,

Por certo, produtor rural e consultor agropecuário podem ter muito em comum. Pois basicamente eles têm o mesmo objetivo de aperfeiçoar a boa experiência com a atividade agropecuária. De fato, em âmbito geral, o que conta muito é o posicionamento pessoal e profissional de cada um dentro de cada contexto em particular. Por isso, talvez você queira continuar lendo para saber de onde saio esse entendimento de que a agropecuária não é para quem está despreparado.

Veja bem…! Isso é conversa de produtor rural e consultor agropecuário…

Não fui exatamente eu sozinho quem afirmou que a “agricultura e a pecuária definitivamente não são para quem está despreparado”.

Essa impressão surgiu do entendimento de produtores e consultores agropecuários durante um “bate papo” em uma conversa de avaliação de negócio.

Nessa conversa, de produtor rural e consultor agropecuário, dentro de um contexto específico, comentamos que a agricultura e a pecuária não são para quem está despreparado, porque, diariamente, na função de produtor rural ou consultor agropecuário precisamos nos readaptar à própria vida dentro do ambiente de produção e de criação que envolve a atividade agropecuária.


Reunião de produtor rural e consultor agropecuário…

Nessa reunião falamos sobre:

  • Mudanças no clima.
  • Alterações nos preços dos produtos.
  • Barreiras ambientais.
  • Aumento nos preços dos insumos.
  • Leis trabalhistas.
  • Abertura de novas áreas.
  • Desafios das novas safras.
  • Exigências do mercado.
  • Inovação.
  • E por aí a fora…

Também falamos sobre indicadores-chave de desempenho , gestão da agricultura e da pecuária e, talvez, um pouco sobre com é simples  julgar o contexto dos outros.

Imagine um surto de febre aftosa ou uma seca prolongada…

Ou então, qualquer outro desastre ou imprevisto que afete a sua atividade pessoal e profissional.

Pois é…

Enquanto conversávamos sobre tudo isso chegamos à conclusão de que é conveniente querer estar sempre muito bem preparado para saber interpretar corretamente cada contexto, porque qualquer pequena mudança no processo pode gerar mudanças significativas em nossas vidas, em nosso comportamento, e em nosso crescimento tanto pessoal quanto profissional.

O dia a dia na agricultura e na pecuária não é somente sobre plantar ou criar…

É a nossa profissão, a nossa vida, os nossos amigos, a nossa família e, entre outros, é o nosso sustento que está em jogo.

Por isso, o treinamento é constante.


sempre existem questionamentos…

Por exemplo…

Todo ano, diante da previsão de aumento no preço do milho, o produtor ou consultor se questiona:

  • Arrendo mais terras para aumentar a produção de milho?
  • Diminuo a produção de soja?
  • Reduzo o confinamento?
  • Aproveito a crise para investir?
  • Vendo tudo por causa da crise?
  • Não faço nada e deixo tudo como está?
  • Deixo a vida me levar?

A grande questão é:

  • O que fazer?
  • Por que fazer…?

Na agricultura e pecuária é assim mesmo:

A cada novo dia é preciso reinterpretar o contexto agropecuário no qual estamos inseridos.

A agropecuária é uma atividade muito promissora! Porém, você precisa ser um produtor rural ou consultor agropecuário capaz de interpretar continuamente o contexto no qual está inserido…

É assim, interpretando o contexto que você vai conseguir amenizar os desafios ou saber como reinventar situações após os inevitáveis altos e baixos.

Numa atividade onde o sistema de produção é complexo, pensar e agir de forma contextualizada é um jeito inteligente de se preparar para fazer as escolhas certas.

Interpretar o contexto pessoal e profissional para conduzir a agricultura e a pecuária de forma contextualizada nos ajuda a perceber o valor de cada uma das escolhas que fazemos.

E, acredite…!

O resultado quase sempre é consequência de uma de nossas escolhas.

Uma das muitas outras vantagens de interpretarmos o contexto é que passamos a enxergar o quanto as pequenas atitudes interferem de forma grandiosa em nosso dia a dia pessoal e profissional.

Por isso, talvez você concorde em aceitar a seguinte sugestão: Primeiro conquiste a vitória sobre você!


Um possível próximo passo…

Primeiro interprete o seu contexto pessoal e profissional, porque quanto melhor você se conhecer maior certeza você vai ter sobre as habilidades necessárias para percorrer o caminho que você escolher.

Concordo que não é para quem está despreparado. No entanto, também acredito que para se preparar temos que enfrentar e realizar para experimentar.

Até mais…

Fique bem… Siga em Paz…!!!

Sobre o autor

Ronaldo Setti

“Eu não vim aqui para dizer que eu avisei!... Mas eu avisei”!

Sua opinião

Ronaldo Setti

“Eu não vim aqui para dizer que eu avisei!... Mas eu avisei”!

Ideia recente

Curtir e Seguir

Experimente ver as coisas em uma profundidade diferente e encontre um jeito de conquistar a vitória sobre você.